Para a Copa de 2010 o objetivo da África do Sul é receber um extra de 400 mil – 40 mil provenientes do Brasil – turistas durante o evento, atingindo 10 milhões de turistas num único ano. Em 2007 a África do Sul impulsionou o crescimento de turistas mais rapidamente do que a média internacional, e o turismo chegou a crescer 7,6%, nos primeiros meses do ano de 2008. Em comparação com a marca de menos de 600 mil turistas estrangeiros em 1994, o crescimento a longo prazo que foi registrado é realmente algo que a África do Sul precisa celebrar. No último ano de 2009, 9.933.966 turistas visitaram o país, 37 mil oriundos do Brasil.
Com tantos visitantes esperados, a África do Sul será o primeiro país na história da Copa do Mundo a oferecer vistos específicos para o evento. Eles serão emitidos para estrangeiros vindos de países dos quais a África do Sul exige visto e que apresentem comprovação de compra de ingressos para jogos da Copa.
Entretanto, organizar grandes eventos esportivos internacionais não é novidade para a África do Sul, que foi bem-sucedida sede na Copa do Mundo de Rúgbi de 1995, na Copa do Mundo de Críquete de 2003, no Campeonato de Críquete Indian Premier League de 2009 e na Copa das Confederações, também de 2009, dentre outros.
Pela primeira vez na história, a FIFA contratará acomodações “não-hoteleiras”, como acomodações em parques nacionais, bed and breakfasts, lodges e casas de hóspedes durante a Copa de 2010. Assim, além dos 40 mil quartos oferecidos pelos conveniados à MATCH, o Departamento de Turismo da África do Sul designou verba de 200 milhões de rands para a classificação de acomodações em micro, pequenos e médios empreendimentos. Enquanto o evento beneficiará toda a indústria do Turismo no país, também viverá uma oportunidade única para um número considerável de estabelecimentos de acomodação menores.
Fonte: Ministério do Turismo
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