segunda-feira, 28 de junho de 2010

Farol de Santa Marta

Após a construção do farol surgiu a comunidade e, dela, se formou um dos destinos turísticos mais bonitos de Santa Catarina.

A melhor dica para conhecer o Farol de Santa Marta vem dos moradores locais: "esqueça seu carro e caminhe". Com praias quase intocadas e belezas deslumbrantes, o destino é perfeito para quem busca tranquilidade em um cenário paradisíaco.



Para chegar ao Farol, é preciso pegar uma balsa na cidade de Laguna, em Santa Catarina. Chegando ao Cabo de Santa Marta Grande, como é conhecida a região, o turista encontra boas pousadas, restaurantes e opções noturnas, tudo num clima rústico e encantador.



Sua principal atração são as praias: isoladas e com boas ondas, elas fazem do Farol de Santa Marta um dos destinos preferidos pelos surfistas no estado. A vida noturna por lá também é bem animada, especialmente nas proximidades da Prainha, com bares e casas noturnas que atraem turistas de todas as idades.



Sua principal atração são as praias: isoladas e com boas ondas, elas fazem do Farol de Santa Marta um dos destinos preferidos pelos surfistas no estado. A vida noturna por lá também é bem animada, especialmente nas proximidades da Prainha, com bares e casas noturnas que atraem turistas de todas as idades.


Praias do Farol de Santa Marta
Especialmente belas e isoladas, as praias da região são oásis aos olhos do visitante.


Prainha



A mais procurada, principalmente por estar situada ao centro do Farol de Santa Marta, com excelentes opções em pousadas e restaurantes e fácil acesso aos pontos turísticos. A Prainha é a que acolhe a vida noturna da região e abriga mercados. O nome vem da pequena extensão de sua faixa de areia, apenas 300 metros.


Praia do Cardoso



Os surfistas são os mais assíduos nesta praia. Com ondas fortes e em série, o Cardoso oferece ótimas condições para a prática do esporte. Mas nem só de surfistas vive a praia. Ela também é palco de atrações para a família e recebe, diariamente, pescados frescos. A Praia do Cardoso está ao sul da Prainha. As duas são separadas apenas por um pequeno morro, o do Farol de Santa Marta.

 
Praia Grande


 
Praia virgem, boa para relaxar. Uma dica: não esquecer de se abastecer de mantimentos antes de chegar ao local, que não possui infra-estrutura para refeições. A Praia Grande também tem dunas, procuradas por esportistas para a pratica de sandboard.


Praia da Galheta


 
Com poucas opções em quiosques, a Galheta atrai muitos veranistas. Algumas casas, em meio a dunas e pequenas estradas de areia, fazem o local não parecer deserto. O canto esquerdo possibilita boas fotografias, tanto para a Galheta, quanto para a Praia de Teresa.


Praia do Siri


 
Intocada e pouco conhecida, a Praia do Siri fica ao norte do centrinho do Farol. Poucas pessoas são vistas por lá, até no verão, com poucas casas e infra-estrutura.

Praia da Cigana


É uma das mais conhecidas do Farol de Santa Marta. A Praia da Cigana é de fácil acesso para quem está de carro, ao norte da Prainha. Não possui estrutura para refeições, mas a compensação vem na tranquilidade e intimidade que o local proporciona.

 
Como chegar ao Farol de Santa Marta
 
Saiba como chegar de carro e de ônibus a este paraíso.
 
 
De carro
Após a BR-101, via de acesso à Laguna, seguir as placas para o Farol e Balsa, ao sul da cidade. Depois da balsa, seguir 16 quilômetros pela estrada de terra que levará ao centro do Farol de Santa Marta, sempre sinalizada por placas.


De ônibus
Somente a partir de Laguna, Florianópolis ou Porto Alegre. Algumas capitais brasileiras também oferecem esta linha.


Onde ficar e o que comer no Farol de Santa Marta
Nas hospedagens, o estilo mais presente é o rústico, o que mais cresce no turismo brasileiro. A gastrononia é simples e os preços dos pratos são econômicos.


Hospedagens

As hospedagens surpreendem. Servem café da manhã e possuem internet. O trabalho está em escolher a melhor vista para o mar. Os preços estão entre R$ 50,00 e R$ 100,00, para o casal.

Pousada Vida Farol


 
Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n - (48) 3647-0529

Pousada Sol e Mar
Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n - (48) 9976-3842

Pousada Vento e Cia


 
Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n - (48) 3646-3005

 
Pousada da Genoveva
Rua Caminho do Pescador, s/n - (48) 3646-3000

Pousada Capitão Gancho

Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n - (48) 3437 – 7503

Gastronomia
O Farol tem restaurantes simples - alguns fazem parte de pequeninas pousadas -, mas com ótimas condições para receber turistas e proporcionar boas refeições. Suas estruturas são bem adequadas e os preços nada fogem ao padrão local: o da economia. Vão de pratos feitos ao A La Carte.

Maré Mansa

Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n – Prainha

O mais sofisticado do Farol de Santa Marta, com serviço a la carte.

Restaurante Valda

Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n – Prainha

Pratos feitos e self-service.

Farol Restaurante

Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n – Prainha

Self-service.

Restaurante Valdir

Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n – Prainha

Self-service e pratos feitos.

Sacadas

Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n – Prainha

Pratos feitos.

Mr. Burguer Pizzaria

Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n – Prainha

O mais diversificado, com lanches e pizzas.

Paradise Surf Bar

Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n – Praia do Cardoso

Petiscos, lanches naturais e pratos a la carte.

 
Vida noturna do farol de Santa Marta
 
 
Quem pensa que o isolamento impossibilita a diversão noturna está enganado. O Farol de Santa Marta é especialista em boas baladas.
 
DJ's, bandas, gente bonita e musicalidade. As qualidades perfeitas, para noites perfeitas, são encontradas no Farol. Basta apenas escolher o que fazer. Muitas vezes a própria rua é uma boa opção de agito.

 
Boikago Bar
Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n – Prainha

Baladinha entre o Cardoso e a Prainha, em um local afastado de pousadas. Rola desde música ao vivo até som eletrônico. É a melhor opção noturna do Farol de Santa Marta, garantia de diversão até o amanhecer.

 
Tribo Bar

Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n – Prainha

O bar oferece música ao vivo e ambiente mais rústico, à beira da Prainha. Os visitantes fazem do local um ponto de encontro para a night no Farol.

 
Paradise Surf Bar

Estrada Geral do farol de Santa Marta, s/n – Praia do Cardoso

Depois de um dia de surfe, seus visitantes, em sua maioria jovens, vêm até o local para paquerar e jogar conversa fora. O estabelecimento está em um local privilegiado, na Praia do Cardoso, mas não estende a noite.

 
Arredores do Farol de Santa Marta
 
Sair de um paraíso? Sim, vale a pena se a região for recheada de atrações para todas as idades.

Laguna
Embora seja o município que abriga o Farol, Laguna exibe um estilo diferente em seu público e nas suas atrações. Possui praias mais estruturadas e diversão garantida pela noite. Também tem praias desertas e sossego, praias com ou sem ondas, atrações históricas e bons restaurantes. Ou seja, é perfeita para a família inteira.

Imbituba
Abriga a famosa Praia da Vila, Badalada, palco de campeonatos mundiais de surfe e com uma boa vida noturna. Pela BR-101 não está a mais do que meia hora, em sentido norte. As atrações mais procuradas são, especialmente, suas praias.

Praia do Rosa
A Praia do Rosa pertence ao município de Imbituba, embora tenha um estilo diferenciado. Gosto de compará-la à Arraial d'Ajuda, na Bahia, pelo ar rústico-chique que apresenta em suas pequenas vielas. Além disso é o maior desfile de pessoas bonitas, pelas areias, do litoral catarinense.

Garopaba
A capital do surfe em Santa Catarina. Praias como Ferrugem e Silveira são as mais procuradas por jovens, do amanhecer ao pôr do sol. A balada vai até muitas horas da madrugada, fazendo com que Garopaba não pare nunca.

Algumas dicas essenciais do Farol de Santa Marta:
Rodoviária de Laguna: (48) 3646-0119
O local não dispõe de caixas eletrônicos.
Alguns estabelecimentos têm serviço de cartões bancários.
Não há postos de combustível em um raio de 10km do centro do Farol de Santa Marta.
 
 
 
Fonte: IG Turismo

3 comentários: