quarta-feira, 30 de junho de 2010

Totó-rismo

         Quem não larga o melhor amigo nem na hora de viajar tem de incluir a cidade francesa de Troyes no roteiro.


          Charmosa, de estilo medieval, a cidade de quase 62 mil habitantes localizada na região de Champagne-Ardenne tem dezenas de atrativos, muitos deles possíveis de visitar na companhia do seu cão.

 
          Ao chegar, o visitante tem a sua disposição um posto de informação específico, onde recebe um kit contendo: tigela de água, saquinho higiênico, relação de telefones e endereços de veterinários e pet-shops e um mapa da cidade com sinalização dos lugares mais importantes e onde os animais são bem-vindos. Nem mesmo as visitas aos museus ficam de fora: em alguns deles, enquanto o dono se maravilha com as obras de arte, o totó é entretido por cuidadores especializados.




          As praças são equipadas com “banheiros para cachorro”, ou seja, locais cercados, com areia e um pequeno poste, além de devidamente sinalizados. Na hora de comer, o tratamento VIP não poderia ser diferente. Enquanto o turista aprecia as iguarias locais, o cachorro pode ficar ao lado e, dependendo do lugar, até ganhar um petisco.

 
          E depois de tanto passeio, basta escolher em qual hotel “dog-friendly” (amigo do cachorro, em tradução literal) quer se hospedar. Nesses locais, o animal pode ficar dentro do quarto e dormir juntinho do dono, sem problemas.

 
          Muito mimo? Que nada! A ideia, lançada com pioneirismo por Troyes, triplicou o turismo local e virou exemplo para outros lugares do mundo. “Australianos vieram aqui ver o funcionamento de toda essa infra-estrutura para implantar o projeto no País”, afirmou Nicolas Villiers, diretor de turismo da região. A cidade ganhou mídia internacional e o respeito da opinião publica.

 
          E, ao contrário do que se possa imaginar, receber cachorros com toda pompa e circunstância ajudou a diminuir a sujeira na cidade. “Acho que houve uma mudança de pensamento frente aos animais, os habitantes passaram a ver o quanto era importante cuidar deles e da cidade”, avalia Villiers. “Quando criamos o slogan ‘você mora numa cidade amiga dos cães’ os donos de animais se sentiram na obrigação de manter a cidade limpa”, completa ele.

 
Fonte: IG Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário