segunda-feira, 7 de junho de 2010

São e salvo na África do Sul

          As estatísticas assustam. A África do Sul ostenta um nada lisonjeiro primeiro lugar no ranking mundial de homicídios e estupros, de acordo com o site NationMaster, que reúne dados de fontes como as Nações Unidas e a americana CIA.

          Também segundo lugar em violência armada e sequestro, terceiro em assaltos e sexto em roubo de carros. Mas não há clima de guerra nas ruas. As autoridades do país têm feito esforços para garantir uma Copa segura.

          Há cuidados que você mesmo pode tomar para tentar blindar sua viagem. Algumas orientações são óbvias, ao menos para brasileiros que moram em grandes cidades, como evitar lugares vazios e escuros à noite. Mais uma: só visite bairros de periferia, como o Soweto, acompanhado por guia local indicado pelo hotel ou por agência de viagens.


Transporte

          É bom evitar dirigir nas cidades. O país tem mão inglesa, o que pode provocar algumas confusões, e muitas ruas em estado precário. Acidentes de trânsito podem acabar em briga.

          Prefira contratar um motorista ou pegar táxi, mas não no meio da rua. O ato de estender o braço e chamar um carro não é hábito nem entre moradores, especialmente mulheres. O sistema de transporte é bem confuso: lotações sem identificação de itinerário também são chamadas de "taxi" em inglês.

          Para evitar problemas, peça indicações e chame o táxi por telefone. Mulheres também não andam sozinhas na rua, especialmente em Johannesburgo.


Noite e balada

          Nas saídas noturnas, desconfie do papo simpático e prestativo de estranhos. Na Cidade do Cabo, por exemplo, como as casas noturnas da Long Street não cobram entrada, os visitantes entram e saem à vontade quando o ambiente não agrada. Nesses deslocamentos, traficantes e pedintes aproveitam para abordar os turistas. Surgem até falsos organizadores de festas. Não caia neste golpe: pode ser uma tentativa de assalto.

Cuidados básicos

          Tenha o telefone da polícia (10111) gravado em uma tecla do celular, para emergências. Caso precise atender o aparelho, pare em um local movimentado, como café ou shopping. Como manda o bom senso em qualquer país com desigualdade social, ostentar o celular e outros eletrônicos, como câmera fotográfica, laptop e iPod, é um convite a assaltantes.

          Valem cuidados também indicados para outros destinos. A porta do quarto do hotel deve ficar trancada enquanto você estiver lá dentro. Objetos de valor e documentos, principalmente o passaporte, ficam mais seguros no cofre - ande com uma cópia.

          Por último, algo a ser feito ainda no Brasil: no aeroporto, empresas oferecem o serviço de embrulhar malas com plástico aderentes. É um bom recurso para a bagagem a ser despachada. Caso contrário, há risco de encontrar os pertences revirados no desembarque na África do Sul.


Fonte: IG Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário